sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os tipos de adultos de hoje

Ninguém poderá negar que o ser adulto de hoje está completamente desajustado ao ser adulto do tempo dos nossos pais. Em boa verdade, passamos a partir dos 18 anos a ser adultos perante a lei, mas o que acontece na realidade foge muito desse patamar de idade.
 
Quando passaremos nós a ser adultos? Que acontecimento da nossa vida fica associado à maioridade? Será o modelo tradicional de entrar para o mundo do trabalho, casar e ter filhos? Não. As regras mudaram, assim como os hábitos, as mentalidades e os relacionamentos.
 
Estamos atualmente perante um novo adulto, um modelo que se massifica: o novo adulto é aquele que se move na mudança e na incerteza, que vive cheio de dilemas, que se questiona e, voluntariamente ou não, se reinventa constantemente. O novo adulto mantém características da adolescência, mas consegue, simultaneamente, conjugá-las com outras, próprias do adulto tradicional.
 
Na verdade, não somos, nem seremos, os adultos que os nossos pais foram com 20, 30 ou 40 anos.
 
Segundo um estudo sociológico muito interessante que pude ler (www.seradulto.com) existem 3 tipos de adultos (tão verdade!!!):
 
O adulto padrão:
- Tem entre 45 e 54 anos de idade;
- É casado;
- A maior parte vive num mundo rural;
- Tem um baixo nível de ensino;
- Tem uma profissão pouco qualificada.
 
O adulto híbrido:
-Tem entre 25 e 44 anos;
- A maior parte vive na cidade;
-Tem um relacionamento estável;
-Tem escolaridade até ao terceiro ciclo do ensino básico ou ensino secundário;
-Tem uma profissão de qualificação intermédia.
 
O adulto inacabado:
- Tem entre 25 e 44 anos;
- Vive na cidade ( com especial enfoque nas grandes cidades);
- Vive em união de facto, é divorciado ou solteiro;
- Tem o ensino secundário ou uma licenciatura;
- Tem uma profissão liberal.
 
 
O adulto inacabado é o que eu chamo adulto "imparável". Vá.... vamos falar de adultos HOMENS! Este adulto é o típico homem que não se associa à idade que tem. São uma espécie de metamorfose permanente. Para eles, a vida é como uma linha sem pressões cronológicas. Facilmente mudam de parceira, podem ter filhos, embora mais tarde que os dois primeiros tipos de adultos. É o adulto das novas profissões e dos novos modelos conjugais, que só faz projetos a curto ou médio prazo. Dá valor ao convívio com os amigos, aos cuidados de saúde e à imagem. Acima de tudo, é um adulto que preza e se gaba da sua independência.
 
Nem mais!
 
Mais alguém (como eu) conhece este tipo de adultos inacabados??
 
 
Vá, eu sei que não nos devemos fiar nas aparências e muito menos em imagens, mas....
 
 
que tipo de adulto será este?

 
e este?
 
 
BINGO!
 
 

 

1 comentário: