quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia Mundial da Poupança. Terá sentido?


 
A reportagem do Diário Económico de hoje incide sobre a pergunta “ O que faria se lhe dessem 1000 euros, poupava ou gastava”, e isto a propósito do dia Mundial de poupança que se assinala hoje.

Pois bem, no meu caso… e depois de tantos sacrifícios, a minha solução passaria por gastá-lo. Tendo em conta as taxas de juros que são atualmente praticadas nos bancos não me adiantaria de nada ter lá 1000 euros parados. Sim, a minha solução seria bem rápida. Uns dias de férias seria muito provavelmente o destino do dinheiro. Esse ou um pequeno investimento na quinta que adquiri e que devido a toda esta crise deixei ao abandono.

Ainda fico admirada ao olhar para as notícias e ver que as previsões para 2013 são para o aumento das taxas de poupança. O Banco de Portugal prevê que no próximo ano a taxa de poupança suba: "Para além da manutenção de elevados níveis de poupança associada à necessidade de fazer face às amortizações de crédito, as perspetivas de redução do rendimento permanente e a incerteza quanto à evolução das condições no mercado de trabalho deverão induzir uma reavaliação das decisões de consumo, incentivando um aumento da poupança por medidos de precaução."

Mas… será que essas pessoas vivem no mesmo país que eu??

Será que estes economistas têm consciência da realidade social que estamos a viver? Dos cortes brutos de salários, do aumento brutal do IRS e do aumento generalizado dos preços de todos os bens e serviços? Sem falar no crescimento da taxa de desemprego esperado para o final de 2012!

Estamos realmente a viver uma crise ou estamos a viver a hegemonia económica dos anos 70/80? Senhores do Banco de Portugal, dêem-me por favor a fórmula mágica de poupança!

Da forma como se estão a compor as coisas nem o meu PPV -2013 (Plano de Poupança para viagens) é certo!





Sem comentários:

Enviar um comentário